iHelpers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
iHelpers


 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch.

Ir para baixo 
AutorMensagem
Dejavú
Diamante
Diamante
Dejavú


Mensagens : 1872
Data de inscrição : 19/02/2010
Idade : 44
Localização : iMundo

Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch. Empty
MensagemAssunto: Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch.   Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch. Icon_minitimeQua 8 Set 2010 - 9:51

Tutorial básico FAQ (Frequently Asked Questions)
para iniciantes no mundo do iPhone/iPod touch.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Antes de tudo, parabéns por ter adquirido um iPhone. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Mas como de costume, nem tudo na vida é um mar de rosas, e agora passada a excitação você terá varias perguntas a fazer [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] , então antes de fazê-las no fórum, é bom lembrar que existem alguns conceitos gerais, a saber, antes que poderá lhe ajudar a tirar estas dúvidas e assim poder lidar com alguns conceitos básicos.

Portanto, recomendamos que leia este tópico, onde tentamos reunir as informações mais pertinentes para tentar esclarecer algumas dúvidas que você tem ou terá.

Para iniciar da melhor forma e ficar por dentro dos diversos termos que vamos falar aqui e no fórum, veja o vocabulário do iPhone para entender melhor o que você irá ler daqui para frente em vários tutorias que este fórum oferece. Portanto leia este tópico AQUI, é sobre o nosso iDicionário que criamos e fique por dentro de termos do iMundo por assim dizer.

Levando em consideração que tenha lido o iDicionário, você já está apto a seguir em frente.

Muitas são as perguntas que podem surgir, então selecionamos várias questões que a grande maioria iniciantes em iPhone/iPod tem, e que são coisas pelas quais todos vocês devem saber a fim de iniciar da melhor forma possível sem ficar boiando.


---------------------------------------------------------

As várias perguntas estão citadas abaixo
e logo a seguir as devidas respostas.

---------------------------------------------------------


1- Cadê a bateria do telefone? Já revirei a caixa de cabeça para baixo e ainda não a encontrei.

2 - Se a bateria é interna, onde coloco o Chip? Não consigo abrir a parte de trás do aparelho.

3 - Como desbloqueio a tela do aparelho? Já procurei a tecla asterisco, mas não encontrei em lugar nenhum.. No meu Nokia utilizava ela, mas e agora?

4 - Meu Iphone veio com defeito, apenas um auto-falante está funcionando. O que faço, levo na assistência ou devolvo para a loja onde comprei?

5 - Sei que o iPhone pode ser utilizado por deficientes visuais através do Voiceover. O que tenho que fazer para conseguir ativá-lo?

6 – Meu iPhone está em inglês, tem como passar para português?

7 - Como eu passo as Fotos que tirei no iPhone para o PC?

8 - Posso transferir meus arquivos diretamente para a memória interna do Iphone da mesma forma como transferia para o cartão de memória de meu N95?

9 - Já transferi todas as minhas músicas para meu iPhone, mas não consigo enviá-la para outro aparelho através da conexão Bluetooth.

10 - Consegui importar todos meus arquivos de Áudio, porém, não consigo transferir meus vídeos. O que preciso fazer para poder transferi-los para o aparelho?

11 - Converti meus vídeos para MP4 através do iTunes, mas quando os sincronizo eles ficam sem audio. O que fiz de errado?

12 - Normalmente sincronizo meu Iphone com meu notebook, porém gostaria de sincronizá-lo com meu Desktop. Posso sincronizá-lo com os dois computadores normalmente?

13 - Como posso acessar a App store?

14 - Soube que o iPhone não filmava. É verdade?

15 - E como consigo saber a versão do sistema operacional, ou melhor, do firmware de meu Iphone?

16 - Posso utilizar meu iPhone para transportar meus arquivos tal como um Pen-drive?

17 - Se não posso acessar sua memória interna facilmente, a única forma de transferir minhas fotos tiradas pelo iPhone para meu computador é através do Itunes?

18 - Posso gerenciar meus e-mails a partir de meu iPhone?

19 - Como atualizo a versão do firmware instalado em meu Iphone?

20 - Se eu tiver algum problema com meu iPhone como posso formatá-lo?

21 - O que são Cydia, Installous, Icy e Rock apps?

22 - Como faço para acessar estas “lojas genéricas”?

23 - Mas ... o que é Jailbreak?

24 - Então se o Jailbreak desbloqueia o iPhone, após realizá-lo, posso utilizar qualquer operadora?

25 - Como instalar apps?

26 – Comprei meu iPhone, ele já veio com apps instalados, como posso instalar os meus?

27 - Como colocar meus toques (RingTones) MP3 no iPhone?

28 - Como fazer o famoso Jailbreak? O que é o Cydia?

29 - Como fazer o desbloqueio (unlock) do iPhone?

30 - Onde baixar apps?

31 - Posso usar o iPhone como Pendrive?

32 - Posso sincronizar o iPhone com mais de um computador?

33 - Porque meu iPhone não quer ler os contatos do meu chip?

34 - Eu posso ver meus e-mails no iPhone?

35 - Como eu Coloco Capas de Álbum nas musicas no iTunes?

36 - Meu iPhone está com algum problema, pois não consigo por o GPS dele para funcionar. O que faço?

37 - O ícone da bússola não está aparecendo no meu iPhone, ou aparece, mas não consigo fazer funcionar. O que pode ser?

38 - Está aparecendo uns números estranhos em cima de alguns ícones do meu iPhone/iPod. O que é isso?

39 - Ouvi falar sobre Appsync, Open SSH e Afc2add, o que é isso, para que serve?

40 - Baixei vários apps diretamente do Installous, como faço para transferir para o iTunes?

41 - Acabei de abrir o Cydia pela primeira vez e me deparei com 3 opções. Qual delas devo selecionar?

42 - Meu Wi-Fi não está funcionando, o que devo fazer?

43 - Como acessar as pastas internas do iPhone/Ipod Touch?

44 -É possível dar um "PRINT" (screenshot) da tela do iPhone/iPod?

---------------------------------------------------------

Poderá ainda existir muitas outras dúvidas a respeito do iPhone, no entanto, estas são as mais questionadas por quem está iniciando neste novo mundo proporcionado pelo Iphone/iPod Touch.

Se você tiver alguma dúvida que ainda não foi abordada por este artigo, Primeiro pesquize no fórum, antes perguntar, e caso não ache a sua resposta, faça a sua pergunta nos tópicos de acordo com sua questão, a fim de manter o mínimo de organização no fórum, isso ajuda você, a nós do fórum e todos saímos felizes com isso.

-------------------------------------------------------

As questões acima estão respondidas abaixo e
esclarecidas da melhor forma possível, do ponto de vista
de leigos e iniciantes em iPhones e até em informática.


Vamos ao que interessa.

---------------------------------------------------------

1 - Cadê a bateria do telefone? Já revirei a caixa de cabeça para baixo e ainda não a encontrei.
Calma, a bateria do Iphone é interna, e por isso, ao contrário dos demais aparelhos não vem acondicionada na caixa do telefone.


2 - Se a bateria é interna, onde coloco o Chip? Não consigo abrir a parte de trás do aparelho.
Tudo bem, não irá conseguir mesmo. O Chip deve ser acondicionado em uma gaveta na parte superior do aparelho.
Para isso, procure um pequeno orifício localizado ao ado do conector para fones de ouvido e utilize a palheta que vem junto com o iPhone para abrir a gaveta. Na falta da palheta, pode utilizar um pequeno clip de papel ou algo semelhante a uma agulha.


3 - Como desbloqueio a tela do aparelho? Já procurei a tecla asterisco, mas não encontrei em lugar nenhum... No meu Nokia utilizava ela, mas e agora?
Agora você terá que utilizar o mesma tecla que utilizou para ligar o aparelho. Pressione-a e mova o a slid/chave que aparecerá na tela para o lado direito e o telefone será desbloqueado.
Se estiver utilizando o Voiceover, pressione o botão e, em vez de arrastar a chave, dê um toque duplo sobre a tela.


4 - Meu iPhone veio com defeito, apenas um auto-falante está funcionando. O que faço, levo na assistência ou devolvo para a loja onde comprei?
Nem um nem outro, seu Iphone está funcionando da forma que deveria, ou seja, da forma que a Apple quer que ele funcione, já que ele possui apenas um auto-falante mesmo. O outro orifício é o microfone. Pode ficar tranqüilo.


5 - Sei que o iPhone pode ser utilizado por deficientes visuais através do Voiceover. O que tenho que fazer para conseguir ativá-lo?
Se não puder ativá-lo no menu “Acessibilidade”, poderá fazer através do Itunes pela opção “Configurar o acesso universal” na aba “Resumo” de seu Iphone.


6 – Meu iPhone está em inglês, tem como passar para português?
O iPhone tem suporte a varias línguas e configurações regionais. Para selecionar a opção de sua escolha, vá em Ajustes/Geral/Internacional ou em inglês Settings/General/International.
A região altera o padrão usado pelas operadoras para o envio do ID e reconhecimento de numero discado e recebido.


7 - Como eu passo as Fotos que tirei no iPhone para o PC?
Toda vez que você conecta o iPhone ao seu computador, e seu iPhone contem fotos tiradas por ele, vai aparece uma mensagem do windows dizendo que uma camera foi detectada, ele vai te dar algumas opções, escolha Assistente de scanner e câmera Microsoft, e copie suas fotos para pasta a desejada.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Outra opção é ir em Meu Computador, e verificar que tem um ícone de uma câmera Apple iPhone,

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
de dois clicks nele que vai abrir com todas as fotos que estão na
camera do seu iPhone, aí é só copiar e colar.
Para mais detalhes, veja a questão 17.
OBS:NUNCA DELETE AS FOTOS DO APARELHO NESTE PROCESSO. APAGUE-AS NO PRÓPRIO IPHONE


8 - Posso transferir meus arquivos diretamente para a memória interna do iPhone da mesma forma como transferia para o cartão de memória de meu N95?
Não, infelizmente não. O iPhone precisa ser gerenciado pelo iTunes, e isso inclui seus contatos, e-mails, vídeos, músicas, toques, aplicativos e qualquer outra mídia reproduzida pelo aparelho.
Para maisdetalhes, veja a questão 16, 17 e 31.


9 - Já transferi todas as minhas músicas para meu iPhone, mas não consigo enviá-la para outro aparelho através da conexão Bluetooth.
Não se preocupe, infelizmente é assim, o Iphone só permite que o sistema se conecte a fones de ouvido ou kits viva voz. A transferência de dados é bloqueada até que você utilize algum método não oficial para desbloqueá-la.

Um app que faz isso, ou seja troca de diversos arquivos, MP3s, etc, é o iBluenova, encontrado no cydia, mas tem um pequeno problema, o mesmo ainda não foi atualizado para o novo iOS 4.
Alguns dizem que funciona, mas em sua maioria, ele ainda permanece desatualizado.
Um assunto semelhante que pode ser denteresse, está abordado na questão 17.


10 - Consegui importar todos meus arquivos de Áudio, porém, não consigo transferir meus vídeos. O que preciso fazer para poder transferi-los para o aparelho?
Precisa garantir que os mesmos estão no formato mp4, já que é ele o principal formato de vídeo utilizado pelo Iphone. Um bom programa para fazer isso é citado neste tópico AQUI.
Um assunto semelhante que pode ser de interesse, está abordado na questão 11.

11 - Converti meus vídeos para MP4 através do iTunes, mas quando os sincronizo eles ficam sem áudio. O que fiz de errado?
Neste caso não sei, mas por algum motivo o Itunes não converte os outros formatos de vídeo como deveria. Experimente utilizar um outro software para converter seus vídeos para mp4 antes de sincronizá-los com o Itunes. Uma breve pesquiza no google, vai ajudar a achar diversos conversores de vídeo para o formato MP4.Após isso, ele sincroniza de boa com o iPhone por meio do
iTunes.
Um assunto semelhante que pode ser de interesse, está abordado na questão 10 e 27.


12 - Normalmente sincronizo meu iPhone com meu notebook, porém gostaria de sincronizá-lo com meu Desktop. Posso sincronizá-lo com os dois computadores normalmente? Normalmente não, porém existem aplicativos que permitem que você possa sincronizá-lo com mais de um computador.
Caso tente sincronizá-lo com outro PC, o Itunes apagará os dados existentes no aparelho para sincronizá-lo com a biblioteca do PC no qual o iPhone estiver conectado.
Para mais detalhes, veja a questão 26 e 32.


13 - Como posso acessar a App store?
Pode acessar a App store basicamente de duas formas, através do Itunes ou a partir do próprio aparelho.
Para ambas as situações precisará de uma conta/cadastro na
referida loja. Para maiores detalhes de como abrir uma conta veja este tópico AQUI.


14 - Soube que o iPhone não filmava. É verdade?
Era, até sua versão 3G. A partir do modelo 3GS a filmagem é nativa do firmware, porém, como quase tudo no Iphone, existem formas não oficiais de permitir com que o aparelho possa filmar em outras versões de firmware.


15 - E como consigo saber a versão do sistema operacional, ou melhor, do firmware de meu iPhone?
Vá no ícone AJUSTES / GERAL / SOBRE, você conseguirá obter esta e muitas outras informações a respeito de seu Iphone, como memória utilizada e etc....


16 - Posso utilizar meu iPhone para transportar meus arquivos tal como um Pen-drive?
Talvez. Como falei anteriormente, existem métodos não oficiais de fazer com que o Iphone faça tudo o que aparentemente não faz. No entanto, da forma com que ele vem configurado é impossível utilizá-lo desta forma.
Para mais informações veja a questão 31, onde isso é abordado em maiores detalhes.


17 - Se não posso acessar sua memória interna facilmente, a única forma de transferir minhas fotos tiradas pelo iPhone
para meu computador é através do Itunes?
Não. Neste caso, você pode utilizar uma pasta criada pelo Iphone em no Meu computador ou ainda utilizar o assistente de scaner e câmeras para importar suas fotos para o computador.


18 - Posso gerenciar meus e-mails a partir de meu iPhone?
Sim. Se utilizar o Outllok para tal, o Itunes pode ainda sincronizar automaticamente suas contas de E-mails com o Iphone, bastando apenas selecionar a conta que deseje utilizar e
inserir sua senha.
Veja também a questão 34 para mais informações pertinentes a este assunto.


19 - Como atualizo a versão do firmware instalado em meu iPhone?
Atualize através do Itunes. Sempre que uma nova versão de firmware for disponibilizada para seu Iphone, o Itunes o avisará e lhe perguntará se deseja baixar a referida atualização lhe dando ainda duas opções básicas:
Apenas transferir ou transferir e instalar a atualização disponível. Mas recomendamos ver este TÓPICO e este AQUI também para mais detalhes de como fazer isso.


20 - Se eu tiver algum problema com meu iPhone como posso formatá-lo?
Sempre que tiver algum problema que impossibilite a utilização normal de seu Iphone, você pode reinstalar o firmware no aparelho, para forçar ele a retomar as características originais de seu sistema operacional.
Veja mais sobre este assunto na questão 19.


21 - O que são Cydia, Installous, Icy e Rock apps?
São uma espécie de versão paralela/genérica da loja de aplicativos da Apple, que disponibiliza aplicativos que não foram "aprovados" pela App store.
Cydia, Installous, Rock, iCy e outros do genero, não são propriamente uma loja para Apps crackeados, e sim Apps NÃO
aceitos pela Apple. É claro que eles permitem os crackeados, mas tem também muito material que é pago.
Em alguns casos, Apps pagos, são encontrados crackeados em outros repositórios nestas mesmas lojas. Claro.
Para maiores detalhes a respeito nas questões 22, 23, 25, 26 e 30.


22 - Como faço para acessar estas “lojas genéricas”?
A condição básica para acessar estas lojas é realizar o jailbreak. É através deste processo que é instalado o aplicativo que dá acesso a elas.
Para maiores detalhes a respeito, veja as questões 23, 25, 26, 28 e 30.


23 -Mas ... o que é Jailbreak?
Jailbreak é basicamente o desbloqueio ou Hack do aparelho. É a partir dele que os aplicativos existentes no Cydia, Icy ou Rock passam a ser aceitos pelo Iphone.
Para maiores detalhes a respeito, veja a questão 28.


24 - Então se o Jailbreak desbloqueia o iPhone, após realizá-lo, posso utilizar qualquer operadora?
Não. O Jailbreak desbloqueia apenas a instalação de aplicativos não oficiais. O chamado Unlock é que possibilita a utilização de qualquer operadora, mas o Jailbreak é um pré-requisito para sua realização.
Para maiores detalhes a respeito de unlock, veja a questão 29.


25 - Como instalar apps?
Para que você possa instalar apps, tem ao menos uns 3 meios
para fazer isso.

- O primeiro e mais confiável é usando o famoso Player da Apple, o iTunes. Este é o meio oficial de se instalar todos os Apps, Músicas, RingTones, Vídeos, etc no iPhone por meio do PC ou MAC. (somente apps da AppStore)

- O segundo, é por meio do seu próprio iPhone, por meio da sua
conta criada na iTunes Store, na internet, (Veja como criar conta na questão 13) apenas como uma dica, não recomendamos baixar aplicativos com mais de uns 50MBs direto do seu iPhone, pode ocorrer alguma perda de conexão e assim ter de iniciar o processo novamente. Recomendamos baixar no PC e depois sincronizar no seu iPhone. (somente apps da AppStore)

- O terceiro, por meio de Programas de terceiros como o iPhone PC Suíte, iPhone Broswer e outros que como estes, acessam o conteúdo (pastas e tudo do iPhone) do iPhone/iPod Touch e assim instalam por meios automáticos ou manuais os apps, músicas, RingTones e assim vai.
(Para ver tutoriais do PC SUITE e outros citados acima, veja estes tópicos AQUI) (AppStore, Cydia, Installous, Icy e Rock)

Para fazer uso do iTunes, o processo é bem simples.

Digamos que você já está de posse de um APP qualquer, onde
você adquiriu em nosso fórum ou outro site. Lembrando que a maioria dos Apps tem extensão *.IPA e tem aspecto igual ao desta imagem.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem].
Com ele em mãos, basta você dar 2 cliques sobre o mesmo que o iTunes vai inicializar de forma automática e assim verificará se o mesmo é um App válido e assim irá adicionar ele em sua biblioteca. (Caso o app, tenha algum problema ele não será reconecido pelo iTunes que por sua vez dará uma menssagem de erro.)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma vez feito isso, para que você instale ele no seu Gadget,
basta você colocar o cabo no iPhone e no PC, esperar que seu iPhone/iPod seja reconhecido pelo iTunes, e clicar em Sincronizar.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Duas informações importantes que não podemos deixar de lembrar.
- Se você for usar apps Craqueados para sincronizar pelo iTunes, deverá ter instalado em seu iPhone/iPod Touch o AppSync. Poderá ver mais sobre ele na questão 39.
- Algo relacionado ao assunto, é abordado na questão 26.


26 – Comprei meu iPhone, ele já veio com apps instalados, como posso instalar os meus?
Bem, a princípio, basta fazer o mesmo citado na resposta
logo acima da questão 25, mas você tem de se atentar a uma ponto importante.

Se o seu iPhone já veio com Músicas, Apps, RingTones, etc,
lembre-se que ao sincronizar com o SEU iTunes, o conteúdo do seu iPhone, será substituído pelo que está na biblioteca de seu iTunes.

Assim, o que tem no seu iPhone, será apagado e será
substituído pelo conteúdo do SEU iTunes. Ok (Veja mais
na questão 12)

Não sabemos 100% porque a apple fez isso, mas ao menos
sabemos que isso é medidas de segurança para ela mesma, e afim de evitar a pirataria com músicas, apps etc, etc, etc... mundo afora.
Mas ao comprar um iPhone de terceiro, e o mesmo se oferecer
para instalar algum tipo de apps em seu gadget, lembre-se de pedir uma cópia dos apps a ele, ou então se não tiver os mesmos apps instalados por ele no seu iPhone, o mesmo será substituído pelo que tem em seu PC.
LEMBRE-SE SEMPRE DISSO. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mas mesmo neste caso recomendamos que você faça a sincronização em seu PC.

Por que falamos isso?
Falamos isso, porque ao fazer isso, mesmo que apague seus apps, e mesmo que não tenha os apps para repor naquele insntante, vai chegar uma hora em que você TERÁ de sincronizar com o seu computador, por bem ou por mal, assim o quanto antes fazer isso, melhor. Ao tomar esta atitude, lhe dará a liberdade para que você possa ter os apps, músicas etc que desejar no seu iPhone, aqui no fórum temos um acervo legal de apps que poderá baixar e instalar no seu iPhone/iPod, e na questão 30, também explicamos um modo de adquirir seus apps, ou a maioria que desejar. Assim, se pegar um iPhone que tem vários apps e mesmo que não tenha os originais e você está com medo de perder eles, agora já poderá achar eles. OK


27 - Como colocar meus toques MP3 no iPhone?
Sabemos que a tempos todos gostam de ter um toque personalizado, ou com uma música, ou com algum outro tipo de som engraçado de sua escolha em seus celulares. Isso não seria diferente no caso do iPhone, que embora seja um Smartfone, o
mesmo não deixa de ser um celular também. (Dâââmm, ah tá bom, não me diga. kkk [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] )

Infelizmente temos uma notícia não muito boa para você; caro
iniciante, seu lindo iPhone NÃO pode colocar diretamente toques a partir de MP3s. Isso parece um absurdo para muitos e com razão.

Mais uma vez, não sabemos exatamente o porquê de a Apple, desde a invenção do iPhone em meados de 2007, não ter colocado o iPhone para tocar os MP3 direto do celular, masssss, uma resposta pode desvendar muita coisa. A apple por meio da sua loja virtual, Apple Store, VENDE toques dos mais diversos tipos e principalmente músicas, assim a maior questão deles não colocarem opção nativa no iPhone de colocar músicas MP3 como toque é em maioria uma questão de milhares de $$$$$.

Mas aqui no Hiper Planet iPhone, ensinaremos ao menos 3 modos para driblar isso, e ter os seus toques preferidos no seu iPhone sem qualquer custo!

- Por meio do iTunes
- Por meio do Cydia (Loja virtual de apps e outros para aparelhos com Jailbreak).
- Fazendo seu próprio toque personalizado.

Primeiro - Como falado acima, o iTunes, tem embutido a loja Apple Store, onde depois de comprado um RingTone, ele vai parar na aba de RingTones e após isso basta sincronizar com seu iPhone para que o mesmo seja instalado no seu iDevice.

O iTunes reconhece os toques que o iPhone precisa a fim de
tocar os Rings, assim, basta ter qualquer música ou toque no formato M4R, e clicar sobre o mesmo 2 vezes que o iTunes
vai adcionar o mesmo a sua biblioteca, bastando depois plugar o
cabo ao PC e fazer a sincronização para que o Ring, seja instalado ao seu iPhone. Simples não?

Segundo - Outro modo é por meio do Cydia. Para isso, no entre no Cydia e na parte debaixo, clique em SECTIONS e navegue até RINGTONES.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Lá você terá vários tipos de tones, escolha um e clique em INSTALL e depois em CONFIRM logo acima, que ele será instalado
no seu iPhone.

Para fazer uso do mesmo, depois de instalado os tones, basta
ir em AJUSTES / SONS / TOQUE, e selecionar o toque que desejar colocar como padrão ao seu iPhone. Ok

Terceiro -
Dica 1 - Um modo fácil e rápido, é usar este SITE. Você põe a musica, corta a parte que deseja e ele já transforma no formato
do iphone, ai é só adicionar na biblioteca do iTunes e sincronizar com seu iDevice.

Dica 2 - Para fazer seu próprio toque, preste atenção a esta super dica do HPI, veja este link AQUI, e aprenda a fazer seus próprios toques.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



28 - Como fazer o famoso Jailbreak? O que é o Cydia?
Nesta questão preferimos explicar a vocês alguns fatos,
pois sabendo disto, vão entender o ponto principal.
Ao final falaremos diretamente sobre esta questão.


Falemos um pouco sobre o Jailbreak, pois como você é um iniciante, ainda deve estar boiando sem saber ao certo alguns detalhes pertinentes sobre o mesmo.

Este é um tema um pouco obscuro para alguns até com um certo tempo de uso de iPhones/iPods.

Não se preocupem, se você já leu o iDicionário de termos do
iPhone do Hiper Planet iPhone (iDicionário), já sabe que isso não é algo mal, (embora em alguns casos alguns afirmem que deixe seu iGadget mais lento e vulnerável, mas isso não vem ao caso agora, pois cabe a você decidir se vai fazer ou não este processo) e sim uma liberdade que você tem direito, garantido aqui no Brasil, e também agora nos EUA (Veja AQUI a resolução Americana) e pelo qual onde você pode fazer o que desejar com seu aparelho, desde personalização de telas, toques, uso de apps de terceiros e assim vai.

O Jailbreak usa vários métodos dependendo do iOS usado, pois os firmwares do iPhone/iPod vez por outra são alterados, e com isso, a Apple se aproveita destas atualizações para poder fechar o cerco contra o Jailbreak, a fim de evitar que o mesmo seja usado em seus aparelhos. Um dos grandes motivos para ela fazer isso, é que ela diz que, isso, “torna a experiência do usuário única.

Mas todos nós sabemos que não é bem por aí, o CEO da Apple, Steve Jobs, quer fazer isso por um único motivo óbivio para todos neste lindo planeta terra e usuários de iPhone, Milhares de $$$$$$$$$$$$.

Em setembro de 2007, ao ser indagado sobre o início do jailbreak no iPhone, Steve Jobs disse: "Estamos num jogo de gato e rato com os hackers. E não temos certeza se somos o gato ou o rato", ironizou. "Eles conseguiram quebrar a proteção e é nossa função pará-los.".
Desde então, a Apple sempre lança novas atualizações de software iOS para consertar cada exploit (brechas no Software)que surge.

Com as atualizações de iOS, a maçã tenta fechar o cerco
contra o Jailbreak tentando impedir que milhares de pessoas não só personalizem seus aparelhos do modo como desejam, mas também faz isso para evitar perder muito $$$$$$ com isso. Por isso de tempo em tempo, os hackers que criam estas
ferramentas, precisam mudar os métodos de Jailbreak para que os mesmos se usem de brechas no software (exploits) do iPhone para que possa liberar o iDevice.

Como vocês viram no iDicionário, tem vários métodos; dentre eles alguns com nomes bem estranhos, como Blackra1n, Spirit, UltraSn0w, Pwnage Tool etc...

Hoje, atualmente (25/08/2010) temos a ferramenta chamada
JailbreaME 2.0, ao qual libera o Jailbreak em iOS 3.1.2, 3.1.3, 4.0 e 4.0.1.

Para usar a mesma é bem simples, você simplesmente acessa
por meio do Safári de seu iPhone/iPod touch o link: www.jailbreakme.com
e desliza a barra escrita UNLOCK e espera até o processo terminar que seu iPhone estará Jailbroked e com o cydia instalado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Assim galera nova no mundo do iPhone/iPod, fiquem sempre espertos para NUNCA instalarem novas atualizações de iOS sem que saibam se existe ou não um método de Jailbreak para este OS. Ok

Sempre estejam ligados aqui no fórum do HPI para as novas
notícias sobre os mais novos métodos de Jailbreak, e como fazer
uso dos mesmos no fórum de Jailbreaks.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Falando sobre o cydia:

O Cydia é um programa instalador de aplicativos não oficiais em aparelhos com jailbreak. É com ele que é possível adicionar ao aparelho aplicativos e funções que a Apple não autoriza. Ele é um programa similar à App Store. Apesar de ser mais antigo, o Cydia substituiu o installer a partir de julho de 2008, quando foi lançado o iPhone OS 2.0.

O cydia trabalha com sistema de repositórios, chamados de sources, onde quanto mais você acrescentar, mais completo o mesmo irá ficar e maior a probabilidade de você achar os apps que você ouvir outros falar.

Para adicionar novas sources, entre no cydia, clique em MANAGE / SOURCE /EDIT / ADD, e assim insira o link da source que desejar adicionar.

Para incrementar o seu cydia, o HPI tem um repositório próprio, e o mesmo e muitas outras SOURCES estão comentadas neste link AQUI

Aqui é a página oficial do Cydia no Facebook: https://www.facebook.com/Cydia
Para mais detalhes sobre o Cydia, veja a questão 21.



29 – Como fazer o desbloqueio (unlock) do iPhone?
Este é um assunto pertinente apenas ao iPhone, pois o iPod
não tem modem de celular para ser usado.

Assim como o tema abordado acima, esperamos que já tenha
lido o tópico de Dicionário(iDicionário) de termos do iPhone. Lá você viu que existem vários métodos de Desbloqueio do seu iPhone e depende de qual iPhone você tem, (modelo), qual versão de iOS, e qual a versão de sua Baseband, para que você possa usar de ferramentas de desbloqueio.

Existem 3 métodos de Desbloqueio:
- De fábrica,
- Oficial, por meio da operadora de telefonia celular,
- Por meio de Software.

O desbloqueio ou Unlock oficial de operadora, consiste em
seu iPhone ser liberado por meio de um código criptografado, passado via iTunes.

Neste caso tem 2 meios possíveis disso acontecer.
- Primeiro, você leva seu iPhone na operadora original de seu iPhone e pede que seja feito o desbloqueio do seu aparelho (geralmente é exigido nota fiscal para isso, mas a TIM libera de boa pela internet, basta acessar este TÓPICO para detalhes ou então ESTE LINK AQUI, fale com a TIM, e dizer uma historinha básica, e pedir o desbloqueio e aguardar entrarem em contato.
(Vale lembrar que pode ser que voltem atráz depois de um tempo, alguns conseguiram, outros não) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

- Segundo, você vai na operadora, pede o desbloqueio após deixar alguns documentos que geralmente eles pedem, espera uns dias, espera a operadora entrar em contato, e depois em sua casa, basta colocar seu iPhone com o iTunes ligado, e aceitar uma atualização de configurações.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

(prestem atenção que não é o mesmo que atualização de iOS).

Após isso aparecerá a imagem que seu iPhone está desbloquado oficialmente.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
30 - Onde baixar apps?
Aqui no HPI, temos um acervo de links com o melhores apps e
jogos nos tópicos destinados a isso.

Inicialmente também poderá buscá-los na própria App store.
Lá encontrará a grande maioria dos aplicativos desenvolvidos para o Iphone, em versões pagas ou completamente gratuitas, no entanto, existem outros métodos e lugares não oficiais onde pode buscar outros aplicativos.

Você também poderá achar alguns outros links na internet onde pode baixar apps, um deles, e o mais conhecido é o http://apptrackr.org/



31 - Posso usar o iPhone como Pendrive?
Sim e não, mas o seu iPhone deve ser Jailbroked, e você terá que instalar alguns aplicativos nele como por exemplo o USB Driver, Air Sharing dentre outros.

Para usar o USB Driver:
1 -Vá no Cydia => Manage=
> Sources => Edit => Add
2 - Digite a source: apt.dmytro.me ou apt.macosmovil.com/ => Add
3 - Depois, vá em Cydia => Search => USB Drive => Install
4 - Abra o USB Drive.
Depois clique em "Create Disk..."
5 - Escolha o Nome(Name) e escolha o
tamanho que deseja do disco (Size) e clique em create.

Depois
tem 3 opções:
1 - Drive iTunes: Pen drive reconhecido pelo itunes
2 - Default: Normal, não da pra usar como pen drive
3 - Drive Only: Só
pen drive, itunes não reconhece
Mais informações em "Help" no canto superior esquerdo
Para outros detalhes poderá ver a questão 8.



32 - Posso sincronizar o iPhone com mais de um
computador?
Veja a questão 2, a mesma dá mais detalhes sobre este assunto.
Mas para não ficar no vazio, a resposta é NÃO, o iPhone só
pode ser sincronizado com um computador. Se você sincronizar com outro tudo que você tinha será deletado e substituído pelo que tem no outro PC.

Mas existe um aplicativo no Cydia que te promete fazer isso
em mais de 1 PC, o nome dele é Swap Tunes.



33 - Porque meu iPhone não quer ler os contatos do meu
chip?
O iPhone, assim como todo smartphone, não lê diretamente os contatos do seu chip, mas você pode importa-los para a memória interna do iPhone. É só ir em Ajustes/Mail, Contatos, Calendários e clicar em “Importar contatos do SIM”. (Este procedimento NÃO apaga nada do seu chip)



34 - Eu posso ver meus emails no iPhone?
Pode sim, mas para isso você tem que configurar sua conta de
email no iPhone.
Para configurar manualmente pelo iPhone, você tem que ir em
configurações, email.
Se sua conta for de uma das opções de servidores que irá
aparecer, é só clicar em um deles e digitar os dados de sua conta. Para outros servidores de email, você clica em OUTRO e configure sua conta, este processo requer que você tenha os dados do seu servidor de email como, servidor de entrada e servidor de saida.

Mas também tem um outro modo. Se você usa o Outlook Express em seu computador e tem nele sua conta de email cadastrada, basta conectar seu iPhone no computador, abrir o itunes e na aba info você tera a opção de sincronizar a sua contas de correio, sua conta deve aparecer, basta marcar a opção
"Sincronizar as contas de e-mail selecionadas com:" e depois mandar o itunes sincronizar. Você terá que ir em configurações/email em contas clic em sua conta, e adicione a sua senha no servidor de entrada e no servidor de saida.



35 - Como eu Coloco Capas de Álbum nas musicas no iTunes?
Siga as dicas NESTE TUTORIAL ou no vídeo abaixo e aprenda como colocar suas capas.




36 - Meu iPhone está com algum problema, pois não consigo por o GPS dele para funcionar. O que faço?
O hardware de GPS do iPhone é muito bom, dificílmente apresenta problemas físicos. Geralmente pode ser algo ligado ao software ou algo que esteja atrapalhando o seu bom funcionamento.
Observe que para o GPS funcionar, é preciso que seu iPhone tenha ao menos um APP de GPS, tipo TomTom, iGO, Sygic e outros para poder funcionar, este não vem nativamente no iOS.
Preste também atenção que a função de GPS tem apenas nos iPhones 3Gs e 4.


37 - O ícone da bússola não está aparecendo no meu iPhone, ou aparece, mas não consigo fazer funcionar. O que pode ser?
Se o ícone de bússola nem aparece no seu iPhone, é bem provável que o seu iPhone seja um iPhone 2G ou 3G. Esta funçaõ só está presente nos iPhones 3Gs e 4, assim sendo instalado o ícone nestes aparelhos respectivamente.
As vezes quando esta funçaõ deixa de funcionar, é devido a interferências do local aonde você pode estar, sendo preciso na maioria dos casos calibar o mesmo.
Isso é mostrado na tela do seu aparelho,
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
assim basta seguir o que diz na imagem e se afastar de fontes de prováveis interferências que o mesmo terá de voltar a funcionar.


38 - Está aparecendo uns números estranhos em cima de alguns ícones do meu iPhone/iPod. O que é isso?
Não se preocupe, isso é normal. O sistema iOS gerencia um estado de procura automática por atualizações nos APPs instalados no iPhone/iPod, bem como chegada de SMS, emails, etc.
Assim quando o sistema encontra uma atualização, ele mostra
isto através de um alerta chamado Badge que é um número que aparece no lado direito acima dos ícones de alguns apps como podem observar na imagem abaixo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Neste caso as menssagens, App Store e Cydia, estão indicando que tem atualizações a serem feitas.
Mas podem aparecer também com o Mail, Telefone, e outros.
No caso da App Store, em geral, a não ser que o seu app seja original comprado do site da Apple Store, você não conseguirá atualizar o mesmo. Assim se tentar atualizar um app que não seja original, NÃO conseguirá.
No caso do Cydia, basta entrar nele, e clicar em CHANGES e
ver qual app necessita de atualização.

Não se preocupe em ficar atualizando direto os apps do Cydia, tem casos, onde a atualização fica incompatível com alguma parte do sistema, gerando conflitos.

Lembrando também que a não ser que seja atualizado ou feito o que se requer no App, o número ficará sendo mostrando e não tem outro meio de retirar o mesmo. ok


39 - Ouvi falar sobre Appsync, Open SSH e Afc2add, o que é isso, para que serve?
São aplicativos Patchs encontrados no Cydia, ao qual tem funções que ajudam no uso do iPhone com o Jailebrak. Falemos um pouco deles.

Appsync: É um Patch que instala o MobileInstalation Crackeado que permite que você instale aplicativos oficiais crakeados a partir da versão iOS 3.0.
Geralmente ao fazer o processo de Jailbreak, todo iPhone/iTouch user instala este Patch para evitar ter problemas ao instalar apps crackeados.
Para isso, logo após fazer o Jailbreak, verá que foi instalado o Cydia.
Entre nele, e adicione a source => cydia.hackulo.us
Após isso procure por appsync no SEARCH do cydia e instale o appsync da versão correspondente ao seu iOS, se for 3.1.3 o 3.1, se for o 4 acima, o 4.0.
Instale e reinicie o seu Gadget, após isso, poderá instalar apps crackeados sem problemas, direto de seu aparelho, ou iTunes.

Open SSH: Programa que, ao instalado, habilita a conexão via SSH (Wi-Fi ou seja, sem Fios) ou via USB nos iPods touch, iPhones e iPads.
SSH: “Secure Shell”, é uma forma de se fazer conexão entre dois sistemas, iOS e PC ou MAC de forma criptografada e segura.
Geralmente para usar este recurso é necessário instalar o OPEN SSH no iPhone.
Para isso, siga os passos abaixo.

1 - Ao entrar no Cydia role a tela para cima até a seção User Guides. O terceiro item é o OpenSSH Access How-To. Ao entrar
nesta opção encontrará o link para instalação do OpenSSH.

2 - Reinicie o seu Gadget, após isso, poderá usar programas de acesso via Wi-Fi como o WinSCP, Poderá baixar e ver algumas informações sobre o WinSCP e como funciona o mesmo com o
iPhone/ipod Touch neste tópico AQUI.

Afc2add: Alguns programas como o iFunBox, PC SUITE e outros dependem do serviço AFC2 para ter acesso ao diretório Raiz do iPhone/iPod.
Normalmente o AFC2 é habilitado durante o processo de jailbreak, masse você utilizou a ferramenta Blackra1n você terá que instalar este path para poder ter acesso as pastas internas do aparelho.

Para instalar é fácil:
1 - Entre no Cydia e procure por afc2add
no SEARCH do cydia e instale o Patch.
2 - Reinicie o seu Gadget, após isso, poderá usar os programas citados acima sem problemas.


40 - Baixei vários apps diretamente do Installous, como faço para transferir para o iTunes?
No Installous, vá em => Settings e ative iTunes Sync,
depois vá no iTunes, onde aparece o nome do seu iPhone/iPod, e clique com o botão direito em Transferir Compras.

Assim os aplicativos serão transferidos para o iTunes comforme for baixando do Installous e sincronizando no PC via iTunes.


41 - Acabei de abrir o Cydia pela primeira vez e me deparei com 3 opções. Qual delas devo selecionar?
A
opção USER, é recomendada para usuários mais leigos ou iniciantes.
A opção HACKER, é para usuários avançados e com conecimento de iPhone/iPods.
A opção DEVELOPER, é recomendada apenas para desenvolvedores.


42 - Meu Wi-Fi não está funcionando, o que devo fazer?
Na maioria dos casos estes problemas acontecem com o uso normal do seu aparelho. Geralmente o primeiro passo a ser feito, e que na maioria resolve este problema é redefinindo a rede.
Faça isso da seguinte forma:

1- Vá em Ajustes
2- Geral
3- Redefinir e clique em "Redefinir ajustes de rede"
É recomendável reiniciar seu iDevice após este procedimento para asegurar melhor o processo. Após isso teste o seu Wi-Fi.


43 - Como acessar as pastas internas do iPhone/Ipod Touch?
Tem ao menos 2 programas que realizam esta função no PC.
O iPone PC Suite, cujo tutorial está neste link AQUI. E o iFunBox ao qual não vou entrar em detalhes, pois o funcionamento é similar ao PC Suite.
Lembrando que para ambos os Programas você terá de instalar o Acf2add do Cydia comentado na questão 39.

No iPhone/iPod Touch, tem o Aplicativo iFILE. Com este app, por meio do próprio aparelho você tem a opção de ver as pastar internas e manejar o seu conteúdo. (No iOS 4 acima, a versão 1.3.2 já roda no iOS4.x) No repositório do HPI, vc tem a versão Cracked para baixar e usar.



44 - É possível dar um "PRINT" (
screenshot) da tela do iPhone/iPod?
SIM. O iPhone possui diversas funções que não estão descritas em seu manual de instruções, são truques e detalhes, que apesar de serem simples, nem todos os usuários do iPhone conhecem.
As vezes por algum motivo você pode ter a necessidade de tirar um screenshot do springboard ou da lockscreen do seu gadget. Esse procedimento é bastante simples, basta pressionar rapidamente e em conjunto os botões Home + Power.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A tela piscará na cor branca e o iPhone emitira um ruído como se você estivesse tirado uma foto, depois disso basta verificar no rolo da câmera que lá estará sua screenshot.
Observe que é possível tirar imagens de qualquer tela que você esteja, desde a Springboard principal, até telas de jogos e mais.


--------------------------------------------------

FIM DO TUTO

"A equipe do Hiper Planet iPhone
espera que, tenha aprendido muito com este FAQ
que preparamos especialmente para você caro iniciante."


--------------------------------------------------

Credits:

Invented by Freiz
Enhanced by IMRMobile
Supported by Marui
Collaborator by EricJapa


Done by: Equipe ADMs e Moders HPI

--------------------------------------------------


Postagem
Protegida pela Lei N° 9.610, de 19/02/1998
Lei de Direitos




Cópia autorizada, desde que não deixe de
creditar os autores e o endereço deste Fórum.



Última edição por freiz em Qui 9 Set 2010 - 6:20, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Dejavú
Diamante
Diamante
Dejavú


Mensagens : 1872
Data de inscrição : 19/02/2010
Idade : 44
Localização : iMundo

Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch. Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch.   Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch. Icon_minitimeQua 8 Set 2010 - 10:34

Membros do Hiper Planet iPhone.

Este FAQ foi feito visando o melhor de seus interesses, assim toda a equipe do HPI participou a fim de lhes ajudar do melhor modo possível.

Como falado no fim do tuto, pode ser que alguns ainda tenham perguntas que não foram abordadas neste STARTING.

Assim, qualquer Sugestão ou Dúvidas deverão ser postadas
no tópico "Dúvidas Gerais". Para ir direto ao tópico, CLIQUE AQUI.




Ir para o topo Ir para baixo
Dejavú
Diamante
Diamante
Dejavú


Mensagens : 1872
Data de inscrição : 19/02/2010
Idade : 44
Localização : iMundo

Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch. Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch.   Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch. Icon_minitimeQui 9 Set 2010 - 6:23

Tópico atualizado.

Adcionado a questão 44 sobre ScreenShot.
Estamos de olho melhorando cada vez mais o FAQ para vocês do HPI. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch. Empty
MensagemAssunto: Re: Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch.   Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tutorial e FAQ para iniciantes de iPhone e iPod Touch.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
iHelpers :: Primeiras dúvidas-
Ir para: